CORRELAÇÃO ENTRE O TESTE DE 1 RM E AS EQUAÇÕES DE PREDIÇÃO DE CARGA MÁXIMA DE EPLEY E O'CONNER COM HOMENS ENTRE 20 E 25 ANOS.

Autores

  • LUCIANO DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Força máxima, 1 RM, predição de carga máxima

Resumo

O objetivo deste estudo foi correlacionar os valores de carga máxima encontrados no teste de 1 Repetição Máxima (1 RM) e nas equações de Epley e O'Conner. Participaram da pesquisa dezoito homens com idade entre 20 e 25 anos, praticantes de musculação a pelo menos seis meses. Foram realizados dois testes, um de 1 repetição máxima e outro no qual foi utilizada uma carga suficiente para realizar mais de uma repetição até a falha concêntrica, para isso foi dado um intervalo de 48 horas entre os testes. Nos valores das cargas encontradas no teste de repetição máxima, foram aplicadas as equações de Epley e a de O'Conner. Encontrada a estimativa de carga máxima, foi aplicado o teste "t" student para p=0,05, para determinar se havia diferença estatística entre os valores das equações de estimativa e o teste de 1 RM, também foi calculada a correlação entre os mesmos através do "r" de Pearson. Estes mesmos cálculos foram feitos entre as duas equações. Os resultados obtidos demonstraram que entre a equação de Epley e 1 RM não houve diferença estatisticamente significativa (0,59) e uma alta correlação (0,98), o mesmo acontecendo entre O'Conner e 1 RM (0,41 e "r" de 0,99). Comparando os valores das equações, também não houve diferença estatisticamente significativa (0,18) e uma alta correlação (0,99). Conclui-se que para esse grupo, tanto poderia ser utilizado o teste de 1 RM como qualquer uma das equações estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

OLIVEIRA, L. D. (2014). CORRELAÇÃO ENTRE O TESTE DE 1 RM E AS EQUAÇÕES DE PREDIÇÃO DE CARGA MÁXIMA DE EPLEY E O’CONNER COM HOMENS ENTRE 20 E 25 ANOS. Fiep Bulletin - Online, 77(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4136

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)