PERFIL PSICOMOTOR: CARACTERIZAÇÃO DE ESCOLARES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.16887/4111Palavras-chave:
Perfil Psicomotor, Escolares, Educação FísicaResumo
Esta pesquisa de campo objetivou caracterizar o perfil psicomotor de escolares da quinta série do ensino fundamental na cidade de Caxias do Sul (RS), a fim de analisar semelhanças e diferenças quanto ao desempenho psicomotor em relação a sete fatores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina. Além disso, teve o propósito de avaliar a validade das aulas de educação física com professor especialista, pois a disciplina nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas não é ministrada por profissional especializado. Participaram do estudo 846 crianças com idades entre 10 e 14 anos, matriculadas durante o ano de 2006, montante que representa 10% dos estudantes da faixa etária do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um termo de consentimento, um questionário e a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995). Os resultados constataram que não há um perfil dominante nos sete fatores analisados, nem diferença significativa em relação às redes de ensino e ao sexo, bem como entre os alunos que têm a mais tempo o componente curricular e os privados de tal prática. Desta forma, conclui-se que o nível de desenvolvimento psicomotor é baixo na cidade pesquisada, e a educação física escolar precisa ser reavaliada e reformulada, uma vez que os principais objetivos da disciplina não estão sendo alcançados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BARBOSA, M. L. K., & RECH, R. T. (2014). PERFIL PSICOMOTOR: CARACTERIZAÇÃO DE ESCOLARES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4111
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).