SIGNIFICADO DO CUIDAR PARA FAMILIARES DE PORTADORES DE ATAXIA DE FRIEDREICH
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3209Palavras-chave:
Ataxia de Friedreich, família, cuidado em enfermagemResumo
A Ataxia de Friedreich é considerada uma doença rara, crônica-degenerativa e que, frequentemente, evoluem para óbito na idade adulta. O estudo objetivou apreender o significado do cuidar para familiares portadores de Ataxia de Friedreich. Pesquisa qualitativa a partir da história oral. As duas depoentes, mãe e irmã referem mudanças significativas no estilo de vida, preocupação de não poder manter o cuidado e de adoecer, dificuldade em levá-los até o hospital, além da espera e da “boa vontade” dos profissionais para atendê-los. Como condição suportiva demonstram uma exacerbação na crença religiosa e na busca de forças sobrenaturais para atenuarem o sofrimento provocado pelo processo do cuidado. A visita domiciliar foi uma experiência e uma estratégia de apoio. Constatamos o grande abismo que separa o contexto concreto vivido pelos familiares frente à instituição e seus profissionais “competentes” no atendimento de suas necessidades de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SIMPSON, C. A., SOLCIA, C. N., DE PAIVA, L. C., FERNANDES, R. L., & DE MIRANDA, F. A. N. (2013). SIGNIFICADO DO CUIDAR PARA FAMILIARES DE PORTADORES DE ATAXIA DE FRIEDREICH. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3209
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).