A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO MÚSCULO QUADRÍCEPS PARA A MARCHA DO IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3193Palavras-chave:
Força, Marcha, IdosoResumo
Um dos principais aspectos para a diminuição da mobilidade e conseqüente diminuição da capacidade funcional dos idosos é o comprometimento da marcha. A falta de deambulação ou mesmo a deambulação precária dificulta nas principais Atividades da Vida Diária (AVD's) dos idosos. Este estudo tem como objetivo principal verificar se fortalecendo o músculo quadríceps durante 10 sessões, influenciará diretamente na marcha do idoso. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, onde foram selecionados 3 idosas que encontram-se em tratamento fisioterápico na Universidade de Ciências da Saúde Alagoas (UNCISAL). Após o esclarecimento e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foi verificada a força, a marcha relacionada as AVD's e mensurado a carga para fortalecimento do quadríceps. Foi verificado que houve um ganho geral em todas as voluntárias do estudo em relação a eficiência na execução de algumas atividades, tendo ganhos de até 50% em uma atividade isolada. Todas as voluntárias apresentaram melhora na velocidade de andar, subir escadas e realizar terefas cotidianas. Concluiu-se que o fortalecimento do quadríceps influencia diretamente na marcha do idoso tornando-o mais independente na realização de algumas tarefas diárias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
NOVAES, L. J. M., DE OLIVEIRA, A. C. A., & HARTMANN, C. (2013). A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO MÚSCULO QUADRÍCEPS PARA A MARCHA DO IDOSO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3193
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).