SESSÕES REFLEXIVAS NO SABER E FAZER DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3178Palavras-chave:
Sessões reflexivas, Educação Física escolar, Educação solidáriaResumo
Este artigo se insere na tese que desenvolvemos “Educar para a solidariedade: uma perspectiva para a Educação Física escolar”, que teve como objetivo revelar como o saber ser solidário vai se construindo na prática docente de professoras de Educação Física escolar na dinâmica da corporeidade do ver, do esperar, do dialogar, do amar e do abraçar e se constitui base para o conhecer, o fazer, o conviver e o ser solidário. Nele apresentaremos a questão três de estudo desta tese: como os estudos reflexivos dos professores poderão fundamentar o saber fazer uma Educação Física escolar na perspectiva solidária? Como abordagem metodológica utilizamos a pesquisa colaborativa associada à História de Vida, e entre outros dispositivos mediadores, realizamos os seminários de estudo reflexivo e as sessões reflexivas sobre as aulas-laboratório com duas professoras do Ensino Fundamental da rede pública e a pesquisadora. Uma sessão reflexiva representa a criação de oportunidade de discussão sobre as ações práticas de professores na sala de aula e as teorias que as fundamentam. Nesse momento as partícipes fazem uma análise crítica dessas ações com vistas à transformação. A resultante dessa dinâmica interativa nas sessões reflexivas gera uma aprendizagem que, segundo Horikawa (2004, p. 142), o professor a traduz em termos “[..] dos valores pedagógicos, culturais, sociais e históricos que estão nelas implicadas para que redirecione sua ação numa perspectiva emancipatória.”Este artigo se insere na tese que desenvolvemos “Educar para a solidariedade: uma perspectiva para a Educação Física escolar”, que teve como objetivo revelar como o saber ser solidário vai se construindo na prática docente de professoras de Educação Física escolar na dinâmica da corporeidade do ver, do esperar, do dialogar, do amar e do abraçar e se constitui base para o conhecer, o fazer, o conviver e o ser solidário. Nele apresentaremos a questão três de estudo desta tese: como os estudos reflexivos dos professores poderão fundamentar o saber fazer uma Educação Física escolar na perspectiva solidária? Como abordagem metodológica utilizamos a pesquisa colaborativa associada à História de Vida, e entre outros dispositivos mediadores, realizamos os seminários de estudo reflexivo e as sessões reflexivas sobre as aulas-laboratório com duas professoras do Ensino Fundamental da rede pública e a pesquisadora. Uma sessão reflexiva representa a criação de oportunidade de discussão sobre as ações práticas de professores na sala de aula e as teorias que as fundamentam. Nesse momento as partícipes fazem uma análise crítica dessas ações com vistas à transformação. A resultante dessa dinâmica interativa nas sessões reflexivas gera uma aprendizagem que, segundo Horikawa (2004, p. 142), o professor a traduz em termos “[..] dos valores pedagógicos, culturais, sociais e históricos que estão nelas implicadas para que redirecione sua ação numa perspectiva emancipatória.”Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BEZERRA, E. J. (2013). SESSÕES REFLEXIVAS NO SABER E FAZER DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3178
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).