ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/3168Palavras-chave:
Idoso, Acolhimento, Humanização, EnfermagemResumo
O processo de envelhecimento é inerente a todo ser humano carreado de mudanças decorrentes do próprio processo de vida. Uma das preocupações da Política Nacional de Saúde do Idoso é promover um atendimento integral e de qualidade. Como política pública de saúde o acolhimento consiste em uma tentativa de promover um importante vínculo entre equipe de saúde e usuário. A pesquisa estudo tem o objetivo de caracterizar o Acolhimento como estratégia de reorganização do processo de trabalho nas Unidades de Saúde da Família (USF). Trata-se de um estudo exploratório realizado junto as Unidades de Saúde da Família, no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Para coleta de dados realizou-se um levantamento junto aos serviços além da observação assistemática. Os dados coletados foram dispostos sob forma de tabela e posteriormente analisados reflexivamente. Constatou-se que o Acolhimento está em processo de implementação e desenvolvimento, com poucas unidades utilizando a estratégia de acolhimento. Verificou-se que na maioria das unidades pesquisadas o atendimento ao idoso ainda não é visto de modo diferenciado no Acolhimento, como é preconizado pelo Estatuto do Idoso, de forma que se faz necessário o cumprimento do mesmo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LUNA, K. K. G. P., PEREIRA, K. K. G., MOREIRA, M. A. S. P., FERREIRA, O. G. L., & SILVA, A. O. (2013). ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/3168
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).