TEACHING-LEARNING PROCESS SCHOOLS IN HEALTH: THEORETICAL REFLECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3161Palavras-chave:
Conhecimento, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Construtivismo.Resumo
Este estudo discute o processo ensino-aprendizagem, estabelecendo as relações entre desenvolvimento, aprendizagem e ensino no contexto das teorias interacionistas. Reflete, ainda, sobre os aspectos do ambiente de aprendizagem que facilitam ao professor passar da condição de transmissor de informações a condição de facilitador, orientador e incentivador da aprendizagem. No movimento de mudança curricular e na proposta de aprendizagem baseada em problemas (ABP) a formação dos novos profissionais de saúde exige mudanças conceituais e práticas dos docentes, tendo no centro o educando. Para desempenhar seu novo papel como educador facilitador e mediador da aprendizagem é preciso que o docente compreenda como se dá o processo de construção do conhecimento, considerando o estudante como sujeito históricosocial, produtor do seu próprio conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MOURÃO, M. D. G. M., CALDEIRA, A. P., MACIEL, R. C., & RAPOSO, J. J. B. (2013). TEACHING-LEARNING PROCESS SCHOOLS IN HEALTH: THEORETICAL REFLECTIONS. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3161
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).