ESTILO DE VIDA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE GOIANÉSIA-GO.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3152Palavras-chave:
estilo de vida, crianças, hábitos alimentares.Resumo
O estilo de vida saudável é caracterizado por um equilíbrio entre o que se come (alimentação) e o que se gasta (atividade física). O estudo teve como objetivo analisar através da comparação entre duas escolas o nível de atividade física e hábitos alimentares dessas crianças. A pesquisa caracterizou-se do tipo transversal de caráter descritivo quantitativo. Foi realizado em Goianésia-Go com 178 crianças de ambos os sexos do ensino fundamental do 2º ao 5º ano, na faixa etária de 6 a 11 anos dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Evangélica Monte Moriá e do Colégio Decisão utilizando questionário para a coleta dos dados. Para os resultados quando comparados os hábitos alimentares da escola pública e privada não houve diferença significativa, e quando aos sexos também não existiu diferença significativa. Para o nível de atividade física os resultados foram 20,7% e 29,1% para a escola pública e privada classificados como sedentários, 18,5% e 32,6% classificados como insuficientemente ativo, já moderadamente ativos foi de 19,6% e 31,4%, e classificados como ativos 41,3% e apenas 7% para a escola particular, encontrando-se uma diferença significativa (p < 0,000) entre as escolas. O estudo concluiu que através dos resultados da pesquisa foi possível identificar que os alunos de escola pública são ativos e os da escola privada são sedentários e ambas as escolas apresentam alimentação insuficiente para suprir as necessidades do organismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VENÂNCIO, P. E. M., FERNANDES, R. M., & TEIXEIRA, C. G. O. (2013). ESTILO DE VIDA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE GOIANÉSIA-GO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3152
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).