A MELHORA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA ATRAVÉS DO FUTSAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3151Palavras-chave:
Aptidão física, Crianças, FutsalResumo
O futsal é hoje um dos esportes mais praticados por todos os pais, está presente em grande parte das escolas, é um esporte que fascina e conquistam cada vez mais admiradores; a aptidão física relacionada à saúde são níveis mínimos que a pessoa deve ter para poder levar uma vida sem muitos problemas, está diretamente ligado à prática regular de atividade física sistematizada. Este trabalho foi feito com o propósito de verificar o nível de aptidão física relacionado à saúde em crianças do sexo masculino de 9 a 14 anos. O estudo avaliou o nível de aptidão física relacionada à saúde nos componente de: força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Para a avaliação foi utilizada com base na bateria de testes Fitnessgram (1987) apud Morrow Jr. et al. (2003). E já para a composição corporal, foi através do IMC conforme a classificação de Heyward (2004). E o estudo teve dois momentos: no primeiro momento foram aplicados os testes propostos, depois do primeiro teste, foi feito a interferência de aulas da modalidade esportiva Futsal com os alunos integrantes da iniciação esportiva da escola. E posteriormente no segundo momento à reaplicação dos testes, com dois meses de interferência. O estudo concluiu que as crianças e adolescentes estão abaixo do normal nas variáveis flexibilidade e resistência e que estão dentro dos níveis esperados na força muscular e na composição corporal. Sugere-se que novos estudos sejam realizados futuramente, buscando programar atividades relacionadas com a prática de futsal, visando à melhoria das valências físicas, para se obter níveis mínimos de aptidão física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FORNAZIER, J. P. F., VIEIRA, W. A., MAGAGNIN, C. D., & VENÂNCIO, P. E. M. (2013). A MELHORA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA ATRAVÉS DO FUTSAL. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3151
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).