EQUILÍBRIO NA INFÂNCIA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PRATICANTES DE NATAÇÃO, FUTSAL E GRUPO CONTROLE.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3144Palavras-chave:
equilíbrio, experiências, pré-desportos.Resumo
Dentre as habilidades motoras, o equilíbrio, presente na categoria de movimentos estabilizadores, recebe uma importância maior pelo fato de todas as outras habilidades de caráter locomotor ou manipulativo necessitarem do seu amadurecimento. O estudo vem discutir as prática pré-desportivas natação e futsal como estímulos influenciadores no equilíbrio dinâmico e estático em crianças de 5 anos.A pesquisa é descritiva comparativa tendo como amostra 24 crianças de 5 anos do sexo masculino divididas em: G1- 8 praticantes de natação,G2- 8 praticantes de futsal e G3- 8 crianças do grupo controle. Foi realizada uma avaliação do nível maturacional do equilíbrio de acordo com Gallahue e Ozum (2005) e um teste de equilíbrio estático e dinâmico proposto por Lefèvre (1972). O tratamento de dados foi feito através da estatística descritiva. Observou-se um resultado relevante no desempenho do equilíbrio, nas crianças dos grupos praticantes de futsal e natação (este com um índice de significância maior).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ABREU, A. C. O., MOREIRA, C. B., & BRANT, J. S. (2013). EQUILÍBRIO NA INFÂNCIA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PRATICANTES DE NATAÇÃO, FUTSAL E GRUPO CONTROLE. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3144
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).