APLICAÇÃO DA TEORIA DE PEPLAU NA ASSISTÊNCIA A UM PACIENTE SUBMETIDO À SUBSTITUIÇÃO DE VÁLVULA MITRAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3121Palavras-chave:
diagnósticos de enfermagem, teorias de enfermagem, relação interpessoalResumo
Descreve-se um estudo realizado com um paciente no pós-operatório de uma cirurgia de substituição valvar com o objetivo de analisar a aplicabilidade da teoria de enfermgem de Peplau na prática. Foi baseado no referencial teórico de Peplau em que se utilizou a taxonomia de diagnóstico de enfermagem da North American Diagnosis Association (NANDA) para retratar as resposta do paciente a situação de saúde que vivenciava. Foram realizados cinco encontros com o paciente, durante os quais se utilizou a entrevista e a observação como técnicas de coleta de dados. Foram levantados e priorizados cinco diagnósticos de enfermagem, para os quais se implementaram ações na tentativa de resolver os problemas identificados. Concluiu-se que a aplicação da referida teoria é viável e apresenta benefícios e dificuldades, as quais precisam ser atendidas na sua implementação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FERREIRA, P. C., FREITAS, D. K. D. A., DE MEDEIROS, V. K., & NUNES, N. (2013). APLICAÇÃO DA TEORIA DE PEPLAU NA ASSISTÊNCIA A UM PACIENTE SUBMETIDO À SUBSTITUIÇÃO DE VÁLVULA MITRAL. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3121
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).