TRANSFUSÕES DE SANGUE EM IDOSOS HOSPITALIZADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3113Palavras-chave:
hospitalização, idoso, transfusão de sangueResumo
O envelhecimento populacional vem sendo alvo de atenção no Brasil, uma vez que está ocorrendo um aumento significativo do número de idosos na população. Observa-se que juntamente com essa transição demográfica, esta população necessita de intervenções cirúrgicas e tratamentos terapêuticos, que vem aumentando a demanda por sangue e seus componentes. Assim, o estudo tem como objetivo caracterizar a utilização de componentes sangüíneos pela população idosa de um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com dados retrospectivo, realizado no HUOL/ UFRN/ Natal, em janeiro a junho de 2008. Resultado: Do total de 773 solicitações de hemocomponentes, 324 (41,9%) são destinados para idosos, destes 35,5% com idade de 60 a 69 anos e 64,4% com mais de 70 anos, 30,9% do sexo feminino e 69,1% masculino. Com relação ao setor 37,7% clínica médica, 31,8% clínica cirúrgica, e 29,3% UTI geral. Quanto ao tipo de transfusão 54,3% foram de urgência, o concentrado de hemácia o mais freqüente 222 (68,5%) e 60,8% dos pesquisados era politransfundidos. Conclusão: Com este estudo observamos que existe um aumento na utilização de componentes sangüíneos pela população idosa no hospital universitário, fato este devido a crescente proporção da população de idosos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DA SILVA, M. A., BALDUÍNO, L. S. C., MELO, G. S. M., & TORRES, G. D. V. (2013). TRANSFUSÕES DE SANGUE EM IDOSOS HOSPITALIZADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3113
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).