PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: VANTAGENS, DESVANTAGENS E MODO DE USO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3090Palavras-chave:
Adolescente, Métodos Contraceptivos, ConhecimentoResumo
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, que objetivou identificar a percepção dos adolescentes sobre as vantagens e desvantagens e modo de uso dos métodos contraceptivos. O estudo foi realizado em uma unidade do Programa Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN. Foram pesquisados 16 adolescentes de ambos os sexos com faixa etária variando de 12 a 16 anos, atendidos na Unidade Saúde da Família de Igapó no município de Natal/RN. Foram utilizadas anotações de campo e transcrições das discussões das reuniões durante as reuniões do grupo focal. Dentre as vantagens dos métodos contraceptivos elencadas pelos adolescentes destacaram-se evitar DST's e gravidez no uso do método de barreira camisinha; as desvantagens mais apontadas pelos pesquisados com o uso incorreto dos métodos de barreira, destacaram-se engravidar e adquirir DST's, não prevenir DST's nos hormonais, naturais e cirúrgicos. Os adolescentes apresentaram coerência entre as vantagens e desvantagens. De modo geral os pesquisados apresentaram um bom entendimento sobre o uso dos diferentes métodos contraceptivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE OLIVEIRA TORRES, S. M. D. S. G. S., VIANA, D. M. D. O., BALDUINO, L. S. C., TORRES, G. D. V., & MONTEIRO, A. I. (2013). PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: VANTAGENS, DESVANTAGENS E MODO DE USO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3090
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).