CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3084Palavras-chave:
Hospitalização, Idoso, Unidade de Terapia Intensiva, EnfermagemResumo
A idade média dos pacientes de UTI tem aumentado nos últimos anos e aumentará ainda mais com o envelhecimento da população geral. Esse cenário justifica a preocupação não apenas com o amparo humano-tecnológico ao idoso grave; mas também com o gerenciamento econômico e a real efetividade do suporte intensivo nesta população. Objetivamos caracterizar os pacientes idosos internados na UTI de um hospital público de Natal/RN, quanto às patologias mais comuns, ao tempo de permanência e a sua evolução. Trata-se de um estudo documental descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa e dados retrospectivos, obtidos dos registros de pacientes admitidos em uma UTI geral de Natal/RN. A coleta de dados foi realizada no período de junho 2007 a junho 2008, por meio de um formulário estruturado durante a admissão e evolução clínica do paciente. Identificou-se um predomínio do sexo feminino dos idosos internados (51,2%), em que 51% tinham idades compreendidas entre 75 à 84 anos; o tempo de internação mais freqüente foi de 1 a 7 dias (81,4%), obtivemos em 60,5% dos casos altas como evolução clínica, e os diagnósticos clínicos mais presentes foram as disfunções cardiovasculares (34,9%), distribuídos entre os diagnósticos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), insuficiência coronariana (CO), infarto agudo do miocárdio (IAM), angina, edema agudo de pulmão (EAP) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Concluímos que o incremento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento de doenças crônicas têm influenciado o aumento de admissões de pacientes idosos em UTI. Nesse sentido, se faz necessário uma melhor reflexão dos cuidados administrados a essa população, visando à prevenção de agravos e redução de internações, já que as comorbidades, a função cognitiva, o estado funcional e um cuidado integral passam a ser componentes de fundamental importância e um desafio para o enfermeiro na assistência ao idoso hospitalizado em UTI.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE MENDONÇA, A. E. O., DANTAS, R. A. N., VIEIRA, D., DA SILVA, M. A., & TORRES, G. D. V. (2013). CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL/RN. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3084
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).