A EDUCAÇÃO FÍSICA E O SEU PAPEL NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3076Palavras-chave:
Educação Física, Instituição Escolar, RepresentaçõesResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as representações de professores e alunos a respeito do papel da Educação Física na instituição escolar. A abordagem utilizada foi à qualitativa com as informações coletadas através de entrevistas semiestruturadas e interpretadas pela análise de conteúdo. Os participantes foram três professores de Educação Física e doze alunos desta disciplina das Séries Finais do Ensino Fundamental, sendo um professor e quatro alunos de cada escola da rede de ensino. Assim, esta investigação salientou a questão polêmica e ainda, equivocada, do papel que a Educação Física possui frente aos alunos. Tendo em vista que, os professores e os alunos entrevistados acreditam que a Educação Física assume o seu papel no momento em que promove a saúde e ensina algum esporte. A partir disso, evidencia-se o compromisso dos profissionais que trabalham com a formação de alunos e professores em estar revendo suas concepções sobre o papel que a Educação Física deve assumir hoje perante as transformações que fizeram parte de sua história e também contribuíram para a sua constituição no contexto educativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Ilha, F. R. da S., Krug, H. N., & da Conceição, V. J. S. (2013). A EDUCAÇÃO FÍSICA E O SEU PAPEL NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3076
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).