A INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS PARA PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3041Palavras-chave:
Artrite Reumatóide Exercício Resistido, Qualidade de vidaResumo
As doenças reumáticas, entre elas, a Artrite Reumatóide (AR) estão associadas a uma série de eventos, principalmente rigidez, dor, deformidade articular e dos tecidos moles, atrofia muscular, descondicionamento físico generalizado e diminuição da funcionalidade. Os exercícios resistidos (ER) são de grande importância para que estes sintomas não afetem as atividades da vida diária, pois promovem estímulos de aptidão física, como: flexibilidade, desenvolvimento da força, resistência e potência. O estudo buscou verificar a influência do ER no desenvolvimento da força, da flexibilidade, da qualidade de vida e indicadores da doença em portadores de AR. A metodologia do presente estudo está fundamentada na participação de seis mulheres com idade superior a 18 anos. Submetidas a ER, duas vezes semanais, com intervalos mínimos de 48 horas entre as sessões de treinamento, durante 23 semanas. Todas as participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FHCGV (protocolo nº.068/2006). Inicialmente foi feita avaliação da qualidade de vida e teste de aptidão física e verificou-se os indicadores da doença através de exames clínicos e laboratoriais. Posteriormente, aplicou-se ER de acordo com a necessidade das participantes. De acordo com a natureza das variáveis (numéricas contínuas) encontradas através do teste Z score, aplicou-se análise estatística descritiva, informando os valores percentuais dos resultados obtidos, como média e desvio-padrão(DP) de cada variável. Para análise da significância estatística foi utilizado o teste T de Student para amostras pareadas. O estudo admitiu o valor de p<0,05 para significância estatística, realizado no Software BioEstat 4.0. Os resultados do presente estudo demonstraram a eficiência dos ER em portadores de AR, principalmente no que diz respeito a flexibilidade (p=0,0054), à força manual (p=0,5197; p=0,5286) e de membros inferiores (p<0,023). Foram relatados melhorias nas atividades da vida cotidiana, demonstrando grande relevância na vida das mesmas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MOREIRA, J. K. R., ROCHA, R. D. M., & DE SOUSA, E. C. (2013). A INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS PARA PORTADORES DE ARTRITE REUMATÓIDE. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3041
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).