UTILIZAÇÃO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO E LASER TERAPIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE CALO ÓSSEO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3033Palavras-chave:
fraturas, ultra-som, laserResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da aplicação do UST (Ultra-som terapêutico) comparado à aplicação de irradiação com laser na formação inicial de calo ósseo em associação à imobilização gessada (IG). Foram utilizadas dezoito ratas de com peso corporal médio de 380g. Todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as normas e princípios éticos em pesquisa com animais e aprovada pelo CEP-UNIARAXÁ (Comitê de Ética e Pesquisa UNIARAXÁ). Os animais foram divididos em três grupos experimentais (A, B e C) compostos por seis animais cada. Os animais foram submetidos à produção experimental da fratura na tíbia direita, produzidas ao nível do 1/3 distal tibial, através de pressão manual, sendo posteriormente imobilizados com aparelho gessado. No grupo A foi realizado a IG associada à estimulação com UST (1MHz, pulsado 50%, intensidade de 0,5 W/cm2); Grupo B os animais foram submetidos a IG e aplicado o laser pontual a 4 J/cm2 e o grupo C serviu apenas de controle do estudo, sendo submetido somente ao protocolo de IG. Para a análise de formação inicial de calo ósseo, após o período de tratamento, os animais de todos os grupos foram sacrificados e realizados exames radiográficos na incidência póstero-anterior no 15º dia. Na análise radiográfica do grupo tratado com laser o início de formação de calo ósseo foi maior que os demais grupos. Sugerimos através dos resultados encontrados que o UST acelerou o reparo ósseo, porém, o laser foi capaz de acelerar com maior potencialidade a formação inicial de calo ósseo em relação aos outros grupos analisados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, F. B., BARCELOS, S. C., DE AGUIAR, A. E., & FERREIRA, C. D. (2013). UTILIZAÇÃO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO E LASER TERAPIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE CALO ÓSSEO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3033
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).