ESTRESSE PSÍQUICO EM JOVENS ATLETAS DE VOLEIBOL: ANÁLISE SITUACIONAL DE COMPETIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3032Palavras-chave:
Estresse psíquico, voleibol, atletas juvenisResumo
O estresse psíquico é um tema que vem sendo bastante discutido junto à psicologia esportiva. O objetivo deste estudo foi verificar quais situações de competição causam maior alteração psíquica em jovens atletas de voleibol. Participaram desta pesquisa 124 jovens atletas de 16,06 ± 0,74 anos, da SR3 da Federação Mineira de Voleibol. Utilizou-se como critério de inclusão um padrão “perfil iceberg” apresentado através do questionário POMS. Os resultados indicam que as situações que mais geram estresse psíquico negativo são: Entrar no jogo machucado (89,52%), Conflitos com os companheiros (86,29%), Condicionamento físico inadequado (86,29%), Machucar-se durante o jogo (86,29%), Preparação técnica-tática inadequada (83,06%), Nervosismo Excessivo (81,45%) e Condições de jogo inadequadas (80,65%). A preparação psicológica diz respeito à interpretação do atleta para a situação na qual está inserido e sua conseqüente resposta de ação no jogo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, A. O. G. F., DOS REIS, L. P., TUCHER, G., & COELHO, E. F. (2013). ESTRESSE PSÍQUICO EM JOVENS ATLETAS DE VOLEIBOL: ANÁLISE SITUACIONAL DE COMPETIÇÃO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3032
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).