EFEITOS DO TRATAMENTO MANIPULATIVO NOS VOLUMES E CAPACIDADES PULMONARES.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.2994Palavras-chave:
Manipulação cervical, Diafragma, Sistema respiratórioResumo
A respiração reveste-se de uma considerável importância na abordagem das terapias manuais. A relação entre a mecânica respiratória e a coluna cervical muitas vezes é negligenciada. Poucos fisioterapeutas reconhecem que a manipulação da terceira vértebra cervical pode ser utilizada como uma forma de tratamento com repercussões em diversas regiões. Esta pesquisa objetivou avaliar a influencia da manipulação da terceira vértebra cervical nos volumes e capacidades pulmonares. O estudo constou de uma amostra de 20 indivíduos do sexo feminino, entre 18 e 24 anos, que preencheram os critérios de inclusão. Os indivíduos selecionados foram submetidos primeiramente a realização de uma espirometria, seguida da manipulação da terceira vértebra cervical, logo após a uma nova espirometria, a qual foi reaplicada meia hora após a manipulação. Observou-se um aumento dos volumes e capacidades com a manipulação cervical, que permaneceu mesmo após a realização da terceira espirometria. Concluiu-se desta forma que a manipulação cervical auxilia na melhora dos volumes e capacidades pulmonares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BOSA, D., & GENSKE, R. D. (2013). EFEITOS DO TRATAMENTO MANIPULATIVO NOS VOLUMES E CAPACIDADES PULMONARES. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.2994
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).