A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM FUNCIONÁRIOS DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL NA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2951Palavras-chave:
Ginástica Laboral, Instituição de Ensino, Atividade Física.Resumo
Este trabalho teve como objetivo implantar um programa de ginástica laboral dentro de duas unidades de uma instituição de ensino superior (UNIP-SP), beneficiando funcionários do setor de limpeza para melhoria de atividade da vida diária (AVD), qualidade de vida no trabalho e prevenção lesões ocupacionais. O estudo foi realizado entre os períodos de agosto a dezembro de 2011. Foram selecionados 20 sujeitos no total sendo 12 da unidade Marquês (Bairro da Água Branca-SP) e 8 da unidade de Alphaville (Cidade de Santana de Parnaíba-SP). Todos os sujeitos assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que garante o anonimato e a possibilidade de desistência. Foram utilizados para o diagnóstico inicial três instrumentos de avaliação: (1) Questionário de topografia e intensidade de dor; (2) teste de nível estresse, composto por 18 perguntas fechadas, com escalas de zero a cinco e; (3) Questionário de avaliação de qualidade de vida e saúde (QVS-80) composto por 80 perguntas fechadas permeando informações pessoais, estilo de vida e saúde, atividade física na empresa, ambiente ocupacional e qualidade de vida. Os dados contidos na aplicação dos formulários foram digitados e tabulados no programa Microsoft Office Excel 2007. Apenas seis itens mais emergentes foram estudados: dores, desconforto durante a jornada de trabalho, sono, nível de estresse, doenças e atividades da vida diária (AVD), dos 30 gráficos tabulados. Inicialmente foi aplicada a Ginástica Laboral preparatória num período de 120 dias sendo realizadas duas vezes na semana com duração de 10 a 15 minutos de aula. Após este período aplicou-se novamente o diagnóstico, buscando alterações positivas. Os resultados mostraram uma redução de 26% e 21% nas dores no corpo; melhoria na qualidade de sono e redução do estresse, comprovando a importância da permanência da atividade física dentro do ambiente do trabalho através da Ginástica Laboral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, A. A. D., & MARQUES, N. B. (2013). A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM FUNCIONÁRIOS DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL NA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2951
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).