DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DO DISTRITO DE BALBINA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2935Palavras-chave:
Desempenho motor, Escolares, Aptidão físicaResumo
O presente estudo, buscou investigar o desempenho motor uma amostra de 347 sujeitos de ambos os sexos com idade entre sete a 14 anos, sendo 166 meninos e 181 meninas, selecionados aleatoriamente na população de crianças e adolescentes pertencentes a Escola Municipal do Distrito de Balbina em Presidente Figueiredo/AM. O estudo utilizou os indicadores de crescimento e aptidão física. De acordo com as informações encontradas neste estudo em relação aos valores médios das variáveis antropométricas de estatura e peso corporal em ambos os sexos, verificou-se que as meninas deste estudo apresentaram aumentos significantes em todas as variáveis com a idade, demonstrando serem mais altas e mais pesadas que os meninos do mesmo estudo. Com relação às informações dos testes de aptidão física. A análise dos dados revelou nas variáveis de abdominal modificado, salto em distância parado, barra modificada, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de nove e doze minutos, maiores índices de desempenho motor dos meninos em relação às meninas. Estes valores concorrem para afirmar que os meninos deste estudo são mais fortes, mais velozes e possuem mais resistência cardiopulmonar que as meninas, provavelmente porque são bem mais ativos que as meninas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LEÃO, D. P., & FERREIRA, I. D. J. (2013). DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DO DISTRITO DE BALBINA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2935
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).