GASTO CALÓRICO DE DUAS PROVAS DISTINTAS DE AGUAS ABERTAS.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2934Palavras-chave:
Natação, Gasto Energético, Maratonas AquáticasResumo
A natação de águas abertas tem crescido de forma muito significativa em número de participantes nos últimos anos, com isso, surge a necessidade de investigações mais sólidas sobre este tipo de prova e seus efeitos nos praticantes. Estudos com atletas de travessias ainda são limitados na literatura, entretanto, uma variável que deve ser decisiva para análise da magnitude das exigências necessárias para o sucesso na realização destes tipos de prova é a estimativa do gasto calórico. Com base nesta variável, intensidades e volumes de treino podem ser melhor ajustados às reais condições de esforço que os atletas se submetem, bem como, prescrições nutricionais suplementares pré, durante e pós prova que também podem maximizar o desempenho dos participantes. O objetivo do experimento foi analisar o gasto calórico em duas provas de águas abertas de distâncias distintas: uma prova do campeonato paulista de águas abertas com metragem de 2.2 km e a Maratona Aquática 14 Bis, com 23 km de distancia. Os resultados indicam um alto gasto energético nas duas provas, a 1ª teve duração media de 38 minutos e um gasto calórico de 620 Kcal, já a segunda teve a duração media de 8 horas e 30 minutos, com um gasto calórico total de 5.346 kcal. Os dados demonstram a grande importância e preocupação principalmente com a alimentação na fase pré prova, e a reposição hídrica e de eletrolíticos durante e pós prova, preservando a saúde dos atletas e potencializando o desempenho durante os diferentes tipos de prova.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SCORCINE, C., NASCIMENTO, M., GHEDINI, G., MESSIAS, J. V. L. P., & MADUREIRA, F. (2013). GASTO CALÓRICO DE DUAS PROVAS DISTINTAS DE AGUAS ABERTAS. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2934
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).