EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO PROFILÁTICA DE IBUPROFENO NA PERFORMANCE DE NADADORES FUNDISTAS EM TESTES DE 1500M
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2927Palavras-chave:
Natação, Endurance, Ibruprofeno, Fadiga, PerformanceResumo
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são utilizados sem prescrição médica e de forma abusiva por não-atletas e atletas de diversas modalidades. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do uso profilático de Ibuprofeno sobre o desempenho de nadadores fundistas. Em piscina de 25 metros, 9 nadadores masculinos (17,7±2,6 anos, 74,3±5,3 quilos, 180,2 ±7,5 cm, 6,4±2,6 % de gordura e 6,3±2,1 anos de treinamento), realizaram dois testes máximos de 1500 metros com intervalo de sete dias, uma hora após administração oral de 1,2gr de Ibuprofeno ou placebo (ensaio clínico, randomizado e duplo-cego). Padronizou-se treinamento e alimentação prévia ao teste. Foi registrado o tempo total em cada situação, a concentração de lactato sanguíneo antes e 1 minuto após o exercício pós exercício, velocidade parcial a cada 50m, comprimento e frequência de braçada. Teste T de Student foi utilizado para comparar os tratamentos no pacote estatístico SPSS 15.0. O nível de significância adotado foi de p?0.05. Diferença significativa (p=0.02) foi verificada tanto no tempo total das 2 situações (1500pla=19min10seg±50seg e 1500Ibu=18min48seg±40seg), quanto na concentração de lactato (pla=5,1±2,2 e Ibu=6,3±2,2. p=0.04). Não foi observada diferença significativa entre os as variáveis biomecânicas de nado. A partir do tempo total de prova e concentração de lactato superiores na situação Ibuprofeno, consideramos a possibilidade de efeito ergogênico a partir do efeito analgésico do fármaco em questão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, E. R. D., DUMMER, S. D. C., MULLER, B. C., FERNANDES, M., & ALVES, S. L. C. (2013). EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO PROFILÁTICA DE IBUPROFENO NA PERFORMANCE DE NADADORES FUNDISTAS EM TESTES DE 1500M. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2927
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).