INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO MUSCULAR NA PERFORMANCE DE ATLETAS DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2923Palavras-chave:
Alongamento, desempenho, força, agilidade, velocidadeResumo
A busca por extrair a capacidade máxima do atleta tem despertado o interesse dos mais variados profissionais, entre eles, o fisioterapeuta. Entre os recursos utilizados para potencializar a ação muscular, o aquecimento já possui eficácia comprovada. O alongamento, entretanto, tem gerado discussões sobre sua atuação na performance do atleta. O presente estudo tem por objetivo relacionar o alongamento estático e o desempenho do atleta na prática desportiva. Para isso, foram selecionados atletas de futebol que atuam na categoria sub-18, com idades entre 15 e 18 anos. Os participantes da pesquisa realizaram teste de agilidade, força e velocidade em dois dias, sendo que no primeiro somente com aquecimento e no segundo com aquecimento associado ao alongamento. Os resultados obtidos nos testes evidenciaram que o alongamento estático ativo tem pouca ou nenhuma influência na performance do atleta. São necessários estudos específicos para determinar o tipo de alongamento melhor se encaixa na atividade da qual se necessita melhorar o desempenho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RAFAGNIN, C. Z., SILVA, C. F. D., QUADROS, P. D. S., FERREIRA, D. F., & ALBUQUERQUE, C. E. D. (2013). INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO MUSCULAR NA PERFORMANCE DE ATLETAS DE FUTEBOL. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2923
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).