ASSOCIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA AERÓBICA COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2889Palavras-chave:
crianças, risco cardiovascular, aptidão física aeróbicaResumo
Objetivo: identificar a associação da aptidão física aeróbica (AFA) com fatores de risco de doenças cardiovasculares em crianças. Métodos: estudo transversal com 290 escolares de 6 a 10 anos de ambos os sexos, aleatoriamente selecionados. A AFA foi avaliada pelo teste de corrida de vai-e-vem de 20 metros (Yo-Yo teste).Coletou-se o sangue após jejum de 12 horas. A pressão arterial, a estatura e peso foram avaliados segundo padrões internacionais. Foram considerados fatores de risco cardiovascular: índice de massa corporal (IMC), pressão arterial sistólica ou diastólica (PAS ou PAD), colesterol HDL e LDL, triacilgliceróis e insulinemia. Utilizou-se a Correlação de Spearman para identificar a associação entre as variáveis. Resultados: correlações negativas e significativas foram encontradas, nos dois sexos, entre aptidão física aeróbica e IMC, PAD, triacilgliceróis e insulinemia. Nos meninos houve correlação negativa e significativa também com PAS e LDL. Conclusão: as associações significativas entre aptidão física aeróbica e fatores de risco cardiovascular nas crianças desse estudo justificam o uso dessas variáveis no monitoramento da saúde em pediatria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEREIRA, W. G., GONÇALVES, V. N., MACHADO, J. C. Q., FREITAS, M. G. G., & GONÇALVES, R. (2013). ASSOCIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA AERÓBICA COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2889
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).