LUCÉLIA-SP O BERÇO DO FUTEBOL MÉDIO (A ORIGEM DO FUTEBOL MÉDIO)
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2853Palavras-chave:
Esporte. História do Futebol Médio, Revisão BibliográficaResumo
O Futebol Médio jamais pode ser confundido com o Futebol Suíço e ou do Futebol Society, pois teve seu registro antes desses. Sua origem se deu entre o final 1965, quando os Senhores Hamilton Di Stéfano e Paschoal Milton Paschoal Lentini, cidadãos lucelienses, amantes do futebol e do desporto, resolveram editar na integra o documento com as regras do jogo do futebol médio, sendo registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Lucélia, sob nº. 185 do livro “E” e, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no caderno Ineditoriais, na página 2 do dia 18 de março de 1978, que dispõe sobre as 18 regras do jogo, dimensão de campo, bola, e outros detalhes que diferenciam o estilo do futebol médio das demais modalidades.Em pouco tempo o futebol médio ganhava ampla divulgação Regional dos Jornais e Revista “O Divulgador”, bem como da Rádio Bandeirantes de São Paulo, divulgado por todo país através da voz do ilustre radialista Fiori Gigliotti, que as quartas-feiras fazia uma resenha de toda a rodada do sábado e domingo do campeonato que realizava na cidade de Lucélia, fazendo com que as mais longínquas cidades do Brasil fossem atendidas nos seus pedidos de Regras do Futebol Médio. A partir de 1967 já era uma febre em toda a região e até em outros Estados, começavam a procura pela prática do futebol médio, interessados nas regras oficiais, que através de comentários, se espalharam pela região se generalizando, tornando-se assim, regras oficiais que dominaram a maior parte do país. Devido a evolução dos costumes, bens de consumo e tecnologia mais avançada, as regras tiveram que ser adequar às circunstâncias e sofreram algumas alterações, com o objetivo de proporcionar à modalidade, uma visão mais panorâmica e um patamar mais dinâmico a exemplo do Futebol de Campo atual, sem perder o charme, a elegância e o estilo único da modalidade.Após alterações consolidadas as regras novamente foram registradas em Cartório conforme consta no Livro B – 133, registro sob nº. 6548, do dia 18 de maio de 2010.Hoje reconhecido mundialmente o futebol médio é um esporte praticado por todos, de fácil acesso, poucos custos financeiros, ainda que muitos lugares não conheçam sua real ideologia. Como todos outros esportes, não discrimina classe social e nenhum tipo de pré-conceito com o ser humano, formalizando como um competitivo ou recreativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FATINANCI, E. E. D. S. (2013). LUCÉLIA-SP O BERÇO DO FUTEBOL MÉDIO (A ORIGEM DO FUTEBOL MÉDIO). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2853
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).