CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARAPIRACA, ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2532Palavras-chave:
Antropometria, escolares, Obesidade.Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar as características antropométricas de escolares de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública municipal na cidade de Arapiraca-AL no ano de 2010. A amostra constituiu-se de 620 escolares de ambos os sexos, com 9 anos, matriculados em uma escola da rede municipal de Arapiraca, Alagoas. Foi mensurada a massa corporal total e estatura (para cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC), além de perímetro da cintura anatômica e dobras cutâneas. Para coletar os dados utlizou-se uma balança Techline BAL-150PA®, um estadiômetro Sanny®, uma fita antropométrica metálica Sanny® e um compasso de dobras cutâneas Sanny®. Utilizou-se a estatística de tendência central. Para ambos os sexos os resultados identificaram que os escolares avaliados se encontram dentro do padrão de normalidade para a estatura pela idade, para IMC, para perímetro da cintura anatômica e gordura corporal relativa. Conclui-se que para ambos os sexos, os valores médios encontram-se dentro níveis de normalidade, no entanto, as meninas apresentaram níveis mais elevados de gordura corporal relativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Silva, V. F. D. S., Hartmann, C., & da Cunha, A. T. . J. (2012). CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARAPIRACA, ALAGOAS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2532
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).