AVALIAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2531Palavras-chave:
Gordura, Escolares, Avaliação.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o percentual de gordura dos escolares na faixa etária de 9 a 14 anos de idade do município de Arapiraca/Alagoas. Estudo de caráter transversal com natureza descritiva e abordagem quantitativa, com amostra de 3.918 escolares matriculados em 10 escolas na zona urbana do município de Arapiraca. Foram coletados os valores referentes as dobras cutâneas subescapular e tríceps braquial, e posteriormente, calculados os percentuais de gordura (%G) através do protocolo proposto por Lohman (1992). Os resultados apresentaram níveis altos de percentuais de gordura dos escolares em ambos os sexos, com exceção da faixa etária de 9 anos no sexo feminino, classificado como nível ótimo. Vale ressaltar a necessidade do controle sobre os hábitos do cotidiano dos escolares com o intuito de reduzir os níveis de gordura corporal relativa, contribuindo dessa forma, para a redução dos riscos de surgimento de doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares de forma prematura decorrentes dos altos índices apresentados no estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Coelho, K. O., Hartmann, C., & da Cunha, A. T. . J. (2012). AVALIAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2531
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).