TERMOTERAPIA NA RESPOSTA HEMATOLÓGICA APÓS EXERCÍCIOS RESISTIDOS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2527Palavras-chave:
hipotermia induzida, hipertermia induzida, hematologia.Resumo
Os exercícios de resistência (ER) induzem a resposta inflamatória e a leucocitose, entretanto a termoterapia pode atenuar os efeitos secundários desta resposta. Os objetivos deste estudo foram avaliar as alterações provocadas pelos ER e os efeitos das intervenções termoterápicas sobre as concentrações das células (brancas, vermelhas e plaquetas) e dos eletrólitos (Na+, K+, Mg++ e Ca++) sanguíneos em voluntários treinados. A amostra foi composta por doze voluntários (26 ±5anos; IMC: 25 ±4kg/m2) praticantes de musculação a mais de seis meses. A força muscular do quadríceps foi avaliada pelo teste de 10 Repetições Máximas (10RM) na cadeira extensora, no agachamento e no leg press. Foram realizadas três sessões de exercícios com intervalos de sete dias; sendo uma não intervenção (CONT), intervenção com hipotermia (HIPO: 2 a 5°C) e com hipertermia (HIPER: 45 a 47°C). A termoterapia foi aplicada na musculatura do quadríceps por 10min. As coletas sanguíneas foram realizadas: basal, após os exercícios e após as intervenções. Os ER induziram a um aumento de todas as variáveis hematológicas estudas e os eletrólitos Mg++ e Ca++, sendo que as sessões (CONT vs HIPO vs HIPER) não apresentaram diferenças. Na intervenção controle as plaquetas, os neutrófilos, os monócitos e o K+ não retornaram aos valores basais. Os ER promovem a leucocitose e alterações eletrolíticas, sendo que as intervenções termoterápicas favorecem a recuperação destas alterações hematológicas após estes exercícios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Teixeira, A. D. O., Martins, F. M., Paulitsch, F. D. S., Signori, L. U., & Machado, G. R. (2012). TERMOTERAPIA NA RESPOSTA HEMATOLÓGICA APÓS EXERCÍCIOS RESISTIDOS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2527
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).