MÍDIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2460Palavras-chave:
Mídia e Representação Social. Esporte. Educação Física.Resumo
O presente artigo aborda o debate acerca da influência exercida pela mídia na construção de identidades socioculturais dos indivíduos da sociedade, principalmente em crianças e adolescentes, fundando a partir da figura dos atletas, modelos de comportamento, que chegam a constituir representações sociais, por vezes ligado a fatores políticos – econômicos, que acarretam no esfacelamento das identidades socioculturais em virtude da veiculação do esporte de alto nível como válvula de escape dos problemas socioeconômicos que afetam a maioria da população. O objetivo pretendido é demonstrar a importância desse debate na sociedade atual, principalmente na Educação Física tendo em vista o apelo midiático cada vez maior em torno da consolidação da área através do esporte de rendimento. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica básica, a partir de consultas de textos extraídos da internet, como artigos, periódicos e revistas, discussão em sala de aula, somadas a orientação do professor da disciplina Fundamentos Sociológicos na Educação Física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Pereira, A. H. M., Kuhn, D., Sá, E. F., Maia, T. C., & Potiguar, P. L. T. J. (2012). MÍDIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2460
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).