ESTRATÉGIA DE CONTROLE EM MOVIMENTOS CÍCLICOS E DISCRETOS EM TAREFA DE FITTS ADAPTADA PARA AMBIENTE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/2442Palavras-chave:
Controle Motor, Lei de Fitts, Movimentos discretos e cíclicos.Resumo
Este estudo analisou as estratégias de controle de movimentos discretos e cíclicos na tarefa de Fitts simulada em ambiente virtual. Para tal, participaram do estudo 15 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 30 anos. O software Discrete Aiming Task v.2.0 (OKAZAKI, 2007) simulou a tarefa de Fitts nas condições discreta e cíclica, fornecendo o tempo de movimento (TM). Assim, os participantes realizaram movimentos de clicar com o botão esquerdo do mouse em barras paralelas, com tamanho de 2, 1, 0,5 e 0,25 polegadas, mantidas a distância de 4 polegadas uma da outra, com a maior rapidez e precisão possível. Os Índices de Dificuldades (ID) na realização da tarefa foram de 2, 3, 4 e 5 bits, respectivamente. Desta forma, foram realizadas oito condições experimentais, sendo quatro de movimentos discretos (D2, D3, D4 e D5) e quatro de movimentos cíclicos (C2, C3, C4 e C5). Foram realizadas 4 tentativas em cada condição, em sequência aleatorizada. Os dados foram analisados por meio da ANOVA de Friedman e as comparações posteriores com o teste pareado de Wilcoxon. Foi adotado o nível de significância de P<0,05. Não houve diferença significativa nos escores de TM entre os movimentos discretos e cíclicos. Mas, o aumento do ID ocasionou aumento no TM, demonstrando a relação inversa entre velocidade e precisão. Portanto, a Lei de Fitts demonstrou robustez, independente do tipo de movimento, discreto ou cíclico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Guidotti, F. J., Cândido, C. R. C., Porto, A. B., & Okazaki, V. H. A. (2012). ESTRATÉGIA DE CONTROLE EM MOVIMENTOS CÍCLICOS E DISCRETOS EM TAREFA DE FITTS ADAPTADA PARA AMBIENTE VIRTUAL. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/2442
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).