ESTEREOTIPIA DE CORPOS E DESENHO ANIMADO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2429Palavras-chave:
Desenho Animado, estereotipia, corpoResumo
Este artigo traz uma análise crítica-reflexiva sobre a influência do desenho animado na formação da imagem corporal das crianças e discute os reflexos em sua fase adulta, a partir do estudo de seis desenhos (Popeye, Super-Amigos, A Caverna do Dragão, He-Man, She-Ra e Thundercats) de grande repercussão nas décadas de 80 e 90 do século XX. Acredita-se que boa parte da geração adulta de hoje viveu sua infância em um período de maciça veiculação de desenhos com personagens que exaltavam a força física e enalteciam um estereótipo de beleza típico das passarelas e revistas, o que consequentemente tem influenciado o forte apelo estético que ora se vivencia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica impressa e midiática seguida de análise dos desenhos animados selecionados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Dos Santos, C. B. D. A. J. (2012). ESTEREOTIPIA DE CORPOS E DESENHO ANIMADO. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2429
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).