ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE MULHERES JOVENS DURANTE A EXPOSIÇÃO Á PERTURBAÇÕES SENSORIAIS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2290Palavras-chave:
controle postural, perturbações sensoriais, posturografiaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a influência da perturbação sensorial no controle postural ortostático em mulheres jovens, com base na oscilação do centro de pressão. Participaram do estudo cinco mulheres, com idade média de 27,4 ± 5,4 anos, peso corporal médio de 598.7 ± 146.7 N, e estatura média de 1,70 ± 0,13 m. Para a coleta de dados foi utilizada uma plataforma de força sob quatro condições, com os olhos abertos e olhos fechados, com e sem o apoio sobre a espuma. Foram feitas três repetições de 60 segundos para cada condição. As variáveis estudadas foram: valor RMS da velocidade média, valor RMS do deslocamento do centro de pressão. Os resultados obtidos mostraram que o suporte de espuma aumentou a oscilação corporal nas duas condições visuais, e ainda, a privação da visão também aumentou a oscilação corporal nas diferentes situações de suporte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Catai, D. C. S., Silva, S. M., & Manffra, E. F. (2012). ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE MULHERES JOVENS DURANTE A EXPOSIÇÃO Á PERTURBAÇÕES SENSORIAIS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2290
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).