EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2235Palavras-chave:
Estimulação Elétrica, Dor, CrioterapiaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o limiar da dor ao frio frente à terapia com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), em indivíduos saudáveis, utilizando uma técnica de aplicação bipolar sobre a raiz nervosa. Participaram do estudo 18 voluntários de ambos os sexos, os quais foram submetidos a dois tratamentos, um com corrente TENS e um placebo, e a momentos de indução térmica com crioestimulação com o objetivo de provocar uma resposta dolorosa. Os indivíduos foram avaliados com auxílio da EVA e pelo tempo (latência) de dor ao frio. Como forma de eletroestimulação, utilizou-se a TENS modo burst, e os indivíduos foram reavaliados em três momentos: imediatamente após, 20 minutos após e uma hora após a eletroestimulação. Quanto aos resultados, os dados obtidos através da EVA mostram aumento significativo do limiar doloroso para os indivíduos submetidos à terapia com TENS nas avaliações 20 minutos após e uma hora após quando comparadas com os momentos pré intervenção e avaliação imediatamente após. Para as avaliações do limiar de dor ao frio pelo tempo, não foram observadas diferenças significativas nas comparações. Têm-se como conclusão que a aplicação da TENS burst é efetiva no aumento do limiar doloroso promovido pela estimulação de baixa temperatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Ciqueleiro, R. T., & Bertolini, G. R. F. (2012). EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2235
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).