A EFICÁCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA REDUÇÃO DO QUADRO ÁLGICO DOS BOMBEIROS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i2.2230Palavras-chave:
ginástica laboral, bombeiros, dor, prevenção.Resumo
As atividades desempenhadas pelos bombeiros são de risco e, portanto estes estão vulneráveis à agravos em sua saúde [16]. O que se esperar de um período intenso de treinamento, que leva esses militares a exaustão física e mental? Por outro lado, a ginástica laboral é uma prática orientada de exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho que visa a promoção de saúde e a prevenção de dores corporais, dentre outros benefícios [17]. Assim este artigo tem como objetivo identificar e quantificar os sintomas de dor pré e pós aplicação de um programa de ginástica laboral para os bombeiros em curso de formação de sargento. Caracteriza-se por ser um estudo experimental de abordagem quantitativa quanto a análise dos dados e possui uma amostra de 32 militares. O método utilizado foi uma palestra educativa inicial, a aplicação do questionário de Corlett e do protocolo de ginástica laboral, com duração de três meses, por dez minutos, três vezes por semana. Como resultado foi possível verificar e concluir que os joelhos e a coluna lombar são as áreas mais afetadas e que a ginástica laboral se mostrou eficaz na redução do quadro álgico global. Sendo apresentada a instituição como um método preventivo e sugestionada sua aplicação como parte da rotina dos demais cursos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Amorim, D. N. de F., Zilli, C. M., & Capaverde, V. de S. S. (2012). A EFICÁCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA REDUÇÃO DO QUADRO ÁLGICO DOS BOMBEIROS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTO. Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i2.2230
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).