AVALIAÇÃO DO ESTADO DO ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v81i0.122Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Estresse, Profissionais de SaúdeResumo
Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de campo do tipo descritivo, com o objetivo de avaliar o nível de estresse dos profissionais da saúde, da Unidade de Saúde da Família (USF) Aponiã, localizada no Município de Porto Velho, Estado de Rondônia. A amostra foi formada por 22 profissionais, que trabalhavam no período matutino, na USF Aponiã. Os dados foram coletados a partir do teste de nível de estresse descrito por OLIVEIRA (2003). Verificou-se que 72,73% dos profissionais apresentaram um estado de estresse negativo, sendo que 27,27% da amostra estavam com estado de estresse indicativo de positivo bem estar. Considerou-se a necessidade de estratégias de cuidado com a saúde dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), especialmente no que se refere à saúde mental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Gomes, A. F., Miranda, E. de O., Guimarães, H. B., Melo, I. G. de, Varjão, J. A. S., Batista, W. da C., & Carvalho, A. M. da S. (2011). AVALIAÇÃO DO ESTADO DO ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Fiep Bulletin - Online, 81. https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v81i0.122
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).