AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DE MILITARES DO SEXO FEMININO, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL MILITAR DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Autores

  • MARIA VICTORIA BRAGA DE PAIVA RODAS DOS REIS
  • OSWALDO DIAS LEITE JR
  • JANINE MONTEIRO
  • GUSTAVO SERAPIÃO

Palavras-chave:

Avaliação Morfofuncional, Condição Funcional, Técnicas de Enfermagem Militar.

Resumo

A enfermagem é uma profissão historicamente feminina, nos seus primórdios os cuidados aos pacientes eram efetuado por mulheres religiosas, viúvas e ou nobres, com o objetivo de realizar caridade. No ano de 1854, uma nobre dama inglesa de nome Florence Nightingale, que serviu na guerra da Criméia como voluntária nos hospitais militares ingleses, em pleno campo de guerra, iníciou a profissionalização da enfermagem. Atualmente a enfermagem é subdividida em categorias: enfermeiro,técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem.O Técnico de Enfermagem militar, ecebe uma a sobrecarga de trabalho físico e intenso, além das funções específicas da enfermagem tem outras responsabilidades e atividades militares, acarretando maior desgaste físico e estresse.  Este estudo teve por objetivo verificar as características morfofuncionais de Técnicos de Enfermagem militares, do sexo feminino de um hospital militar localizado no Município do Rio de Janeiro. Foram escolhidos porque são eles os responsáveis pelos cuidados diretos aos pacientes. Para a avaliação do nível de obesidade foi utilizado índice de massa corporal (IMC), para a probabilidade de risco cardiológico o RCQ e para avaliação da aptidão cardiorespiratória foi utilizado o Teste de Corrida de 12 minutos Cooper (1968). Após  a avaliação dos dados podemos concluir que neste grupo, as militares da faixa de 40-49 anos são as melhores condicionadas quando submetidas ao teste e às avaliações antropométricas propostas pelo local onde trabalham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DOS REIS, M. V. B. D. P. R., LEITE JR, O. D., MONTEIRO, J., & SERAPIÃO, G. (2015). AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DE MILITARES DO SEXO FEMININO, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL MILITAR DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5204

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS