AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE OXIGêNIO (VO2máx.) EM TESTE DE BANCO: UM ESTUDO LONGITUDINAL EM ALUNOS DO NUCLEO PREPARATóRIO DE OFICIAIS DA RESERVA (NPOR) LOTADOS NO 16º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADA (RECMEC)

Autores

  • RODRIGO BENEVIDES CERIANI
  • DANIELTON JOSÉ ROQUE PEIXOTO
  • SIDNEY DOS SANTOS PINHEIRO

Palavras-chave:

Ergometria, Step Test, Militares, Aptidão cardiorrespiratória

Resumo

O objetivo deste estudo é de mensurar o VO2máx em teste de subida e descida de banco em três momentos, durante o curso preparatório de oficiais da reserva. Metodologia: trata-se de pesquisa aplicada, longitudinal, analítica, probabilística. A amostra constou de 15 homens ativos, média de idade 18,07±0,5 anos. Mediu-se a estatura (m), massa corporal (kg), freqüência cardíaca de esforço (FCE) e controlou-se os estágios, incremento da altura do banco (cm), número de toques por minuto (t/m) ritmo de subida e descida do ergômetro banco e tempo de execução. Os indivíduos utilizaram um cardiofreqüêncímetro da marca Polar A5 na aferição da FC e a Tabela de Borg no controle subjetivo do esforço. O teste ergométrico aplicado foi o Teste de banco eletrônico de Cirilo (TBEC) em três momentos distintos (3 meses de intervalo): AVL 01, AVL 02 e AVL 03 do ano de 2005. A estatística utilizada foi descritiva de média, desvio-padrão, máximo e mínimo e inferencial por meio do teste de Friedman para medidas repetidas. O nível de significância foi de p<0,05, sendo utilizado o software SPSS versão 10.0. Resultados: No primeiro momento obteve-se uma média de VO2máx de 38,34±1,68 ml/kg/min, no segundo 38,34±0,68 ml/kg/min e no terceiro 37,96±1,74 ml/kg/min, havendo diferenças significativas apenas no terceiro momento (p=0,005) com diminuição da performance. Conclusão: O nível de capacidade cardiorrespiratória foi classificado em razoável nos 3 momentos de teste pelo índice de VO2max, com diminuição no terceiro momento, e não se caracterizou de forma satisfatória para as necessidades específicas da tropa durante o período investigado, se comparado aos níveis desta capacidade com outros estudos em militares. Novos estudos são recomendados, buscando avaliar os voluntários em diferentes fases do treinamento físico e tático, para análises mais precisas do impacto do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CERIANI, R. B., PEIXOTO, D. J. R., & PINHEIRO, S. D. S. (2014). AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE OXIGêNIO (VO2máx.) EM TESTE DE BANCO: UM ESTUDO LONGITUDINAL EM ALUNOS DO NUCLEO PREPARATóRIO DE OFICIAIS DA RESERVA (NPOR) LOTADOS NO 16º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADA (RECMEC). Fiep Bulletin - Online, 77(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4188

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)