PREVALÊNCIA DOS FATORES DE RISCO PARA CARDIOPATIA CORONARIANA EM FISICULTURISTAS DA CIDADE DO NATAL – RN.
Palavras-chave:
Pressão Sanguínea, Colesterol, Esteróide Anabolizante.Resumo
As doenças cardiovasculares representam importante problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo, acometendo além dos indivíduos sedentários, atletas de diferentes esportes, especialmente, aqueles que fazem uso de esteróide anabólico androgênico. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência dos fatores de risco para cardiopatia coronariana em atletas fisiculturistas do município de Natal – RN. Adicionalmente, analisou-se o risco desta população em desenvolver coronariopatia, e se existe associação entre idade, tempo de treinamento e percentual de gordura com o risco para esta doença. Este estudo foi observacional ou não experimental de corte transversal, no qual foram arrolados 26 sujeitos homens fisiculturistas que foram analisados quanto aos seguintes aspectos: antecedentes familiares, fumo de cigarros, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, glicemia alterada, obesidade e estilo de vida sedentário. Essas variáveis foram observadas através de uma análise descritiva univariada, determinando, portanto, a prevalência de cada fator de risco, assim como, a classificação do risco, e a associação entre as variáveis foram analisadas através do teste estatístico Exato de Fisher, utilizando o software SPSS para Windows® versão 17.0. Os fatores de risco mais prevalentes foram: dislipidemia (80,8%), hipertensão arterial sistêmica (42,3%) e glicemia alterada (15,4%). Dentro dos níveis de classificação do risco, encontrou-se: risco baixo (50%), risco moderado (38,5%), risco alto (11,5%). Relatou-se associação significativa entre idade (acima de 29 anos) e risco moderado/alto (p=0,005; RP=3,95). Diante da alta prevalência de dislipidemia e da metade dos atletas estarem com o risco moderado/alto, sugere-se a adoção de medidas preventivas visando à proteção contra as conseqüências da coronariopatia nos sujeitos acima de 29 anos de idade.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DOS FATORES DE RISCO PARA CARDIOPATIA CORONARIANA EM FISICULTURISTAS DA CIDADE DO NATAL – RN. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2463