INVENTÁRIO SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILERIA
Palavras-chave:
gênero, educação física, produção acadêmicaResumo
RESUMO. O objetivo do estudo foi inventariar a produção acadêmica dos estudos de gênero na Educação Física brasileira. A metodologia consistiu no levantamento de pesquisas desenvolvidas nos Programas de Graduação Stricto Sensu. Para tanto, foi necessária consulta ao banco de dados do NUTESES-UFU; SIBRADID-UFMG; Plataforma LATTES; complementado com consulta às bibliotecas setoriais dos Programas. Foram estudados 69 trabalhos defendidos entre 1984 e 2006. O mapeamento apontou 17 Instituições que deram origem aos estudos e a maior parte destes, localiza-se na região sudeste. A responsabilidade pela autoria e orientação centra-se no sexo feminino. O tema com maior indicativo de preocupação dos pesquisadores foi: "diferenças de gênero nas atividades físicas, esportivas em crianças e adolescentes, seguido de "mulher, gênero e esporte". Conclui-se pela necessidade de ampliar o inventário, uma vez que o banco de dados não condiz com as informações obtidas por outras vias.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INVENTÁRIO SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILERIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4285