O NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SETOR UTI EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN.

Autores

  • ELIANE SANTOS CAVALCANTE
  • JACILEIDE GUIMARÃES
  • JONAS SÂMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
  • SORAYA MARIA DE MEDEIROS

Palavras-chave:

QVT, Técnico de enfermagem, UTI

Resumo

A preocupação com a integração das dimensões tecnológicas, econômicas e sociais e as implicações no setor saúde com desdobramentos na saúde da população, vem sendo objeto de estudos na perspectiva de transformação dos conhecimentos e práticas. (MEDEIROS, 2000). No Brasil, o interesse pelo tema Qualidade de Vida pode ser considerado recente e ainda existem dúvidas quanto ao significado exato do termo (VERAS, 2003). Objetivos: Analisar o Nível de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), do ponto de vista dos técnicos de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário. Metodologia: Investigação descritiva com abordagem quantitativa, à luz das concepções de QVT do instrumento aplicado que se deu através de pesquisa bibliográfica e questionário, seguindo um modelo simplificado do professor Marcos Vinícius Carvalho Rodrigues, cuja eficácia já havia sido comprovada anteriormente. Resultados: Foram apurados níveis de QVT, através do cálculo das médias percentuais das variáveis para cada entrevistado, havendo uma variação entre 35,23% a 86,19%. Em seguida calculada a média aritmética das médias individuais dos entrevistados, chegando-se a uma média geral que representa em termos percentuais o nível de qualidade de vida no trabalho dos Técnicos Nqvt=58,31%. Este resultado revela que, na visão dos entrevistados, é de certa forma satisfatório, pois ultrapassa a marca dos 50%. Ao analisar as respostas, observa-se que os níveis de satisfação são maiores nos itens referentes às questões individuais, passando a declinar nas questões organizacionais, deixando transparecer que a sintonia entre os objetivos pessoais e organizacionais são divergentes. Conclusão: A questão da Qualidade nas Organizações é de relevante importância no que diz respeito à consecução dos objetivos organizacionais e especificamente, a QVT é fator decisivo na consecução destes objetivos, levando em consideração a importância cada vez maior do desempenho humano, com suas especificidades, para a obtenção dos resultados esperados pelas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CAVALCANTE, E. S., GUIMARÃES, J., DE OLIVEIRA, J. S. A., & DE MEDEIROS, S. M. (2013). O NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SETOR UTI EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3175

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)