CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONDIÇÃO DE FRAGILIDADE EM IDOSOS: UM ARTIGO DE REVISÃO.
Palavras-chave:
Envelhecimento, idoso fragilizado, enfermagemResumo
O presente estudo tem o objetivo de analisar as tendências atuais das publicações e estudos desenvolvidos sobre idosos fragilizados, fragilidade em idosos e enfermagem geriátrica. Estudo descritivo do tipo revisão de literatura, realizado através de levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas LILACS, SCIELO, e BDENF. Como descritores, utilizouse “idoso fragilizado”, “fragilidade em idosos” e “enfermagem geriátrica” a partir dos quais foram encontrados, respectivamente, 88, 17 e 355 artigos; realizou-se um corte histórico incluindo estudos publicados no período de 2003 a 2008. Dos 460 artigos encontrados, 90 fizeram parte da amostra, onde a maior parte foi publicada no ano de 2007 (28,7%), 59% tiveram abordagem quantitativa, e 72,2% foram publicados em português. O tema enfocado mais frequentemente foi assistência hospitalar, seguido de formação profissional , realização das AVD e reflexões sobre o processo de envelhecimento. De um modo geral se observa nesse estudo, que há uma tendência nos anos considerados, de um aumento do número de estudos e publicações na área do envelhecimento humano quanto à temática analisada, fragilidade em idosos. Conclui-se que a fragilidade no idoso é uma temática emergente, portanto, as considerações realizadas pelos estudos da área devem ser divulgados para que haja compreensão do tema por todos aqueles responsáveis pelo cuidado do idoso, facilitando a identificação de fatores que levam à fragilidade e, assim, adiar ao máximo sua ocorrência.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONDIÇÃO DE FRAGILIDADE EM IDOSOS: UM ARTIGO DE REVISÃO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3172