EFEITO DO TREINAMENTO COMBINADO EM INDIVIDUO HIPERTENSO, COM SOBREPESO, PÓS-ABLAÇÃO DE SINDROME DE WOLFF-PARKINSON-WHITE, SOBRE FATORES QUE DESENCADEIAM FIBRILAÇÃO ATRIAL.

Autores

  • Fábio Procópio Soares Bento
  • Rafael Silva Galdino Mathias
  • Gleisson Alisson Pereira de Brito

Palavras-chave:

Treinamento Combinado, Síndrome de Wolff-Parkinson-White, Fibrilação Atrial.

Resumo

A prática de exercício tem sido recomendada como principal agente no tratamento da Fibrilação Atrial, por reduzir o peso, controlar a hipertensão arterial e assim diminuir sua ação. Tem como objetivo verificar os efeitos de programa de treinamento combinado um indivíduo com sobrepeso, hipertenso, pós-ablação da Síndrome de Wolff-Parkinson-White, sobre fatores que desencadeiam a Fibrilação Atrial. O treino foi realizado num período de 3 meses, e o individuo se submeteu a um treinamento aeróbio e de resistência em intensidade moderada. Verificou-se uma boa evolução do individuo com redução do IMC de 26,1 para 23,6. A Pressão Arterial foi observada durante todo o período e notou-se uma leve redução a níveis consideráveis onde, o individuo não se sentiu mal, durante ou mesmo depois do exercício. Com isso conclui-se que o treinamento combinado e de intensidade moderada exerce sim efeito significativo na diminuição do peso e no controle da fibrilação atrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Bento, F. P. S., Mathias, R. S. G., & de Brito, G. A. P. (2012). EFEITO DO TREINAMENTO COMBINADO EM INDIVIDUO HIPERTENSO, COM SOBREPESO, PÓS-ABLAÇÃO DE SINDROME DE WOLFF-PARKINSON-WHITE, SOBRE FATORES QUE DESENCADEIAM FIBRILAÇÃO ATRIAL. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2381

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS