A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UERJ E A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA

Autores

  • Elisa Maria Jardim da Costa de Rezende

Palavras-chave:

Extensão universitária, educação, Ginástica Rítmica

Resumo

A Extensão Universitária vem se consolidando como prática acadêmica nas universidades públicas brasileiras, e a UERJ participa intensamente deste processo.

Este artigo procura fazer uma abordagem sobre as atividades extensionistas empreendidas no Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ utilizando-se a Ginástica Rítmica como âncora, num constante processo de inclusão social, cultural e pedagógico da comunidade externa.

Entre os muitos objetivos a que as atividades de Extensão podem atender, destacam-se aqueles que, de forma mais nítida, explicitam o compromisso acadêmico e social da Universidade.
As atividades de Extensão devem dar especial atenção às oportunidades que oferecem aos graduandos para ação e reflexão em torno de questões da Educação Física em sintonia constante às reais necessidades e interesses das comunidades em que estão contextualizados. Desta forma, é importante que as atividades desenvolvidas estabeleçam com a maior clareza possível os limites do campo de experiência, de modo a permitir aos participantes a nítida identificação dos objetivos da atividade, favorecendo a avaliação dos resultados alcançados.

O "Núcleo de Ginástica Rítmica", Projeto vinculado ao LAMGRES – Laboratório Multidisciplinar de Ginástica Rítmica com foco em Educação e Saúde, procura consubstanciar as diversas atividades dessa disciplina/modalidade em nossa Universidade, num processo interativo entre as comunidades interna e externa. Dentre essas atividades, destacam-se o Encontro Escolar de Ginástica Rítmica IEFD/UERJ em sua 21ª edição, palestras com oficinas, seminários, clínicas, mini-cursos e apresentação de trabalhos em eventos científico-acadêmicos internos e externos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Rezende, E. M. J. da C. de. (2011). A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UERJ E A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/991

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS