AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM DOENÇA CARDIOVASCULAR.

Autores

  • LARA COLOGNESE HELEGDA
  • ELLEN MAGEDAN
  • ANDREA MABILDE PETRACCO
  • TULIO RUARO REICHERT
  • LUIZ CARLOS BODANESE

Palavras-chave:

Interleucina-6, Doença Cardiovascular, Síndrome Metabólica.

Resumo


Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é um distúrbio metabólico, associado a produção e acúmulo de tecido adiposo, relacionado a resistência à insulina e liberação de citocinas inflamatórias. A IL-6 é uma citocina inflamatória produzida no tecido adiposo visceral e com alta atividade biológica, afetando adversamente o metabolismo lipídico e glicêmico, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de Doença Cardiovascular (DCV). Metodologia: A Interleucina-6 foi avaliada em 80 pacientes com SM, 40 pacientes sem DCV e 40 pacientes com DCV estabelecida, em um estudo transversal controlado composto por uma amostra histórica do banco de dados do Ambulatório de Risco Cardiometabólico da PUCRS. Resultados: Os níveis séricos de IL-6 foram maiores em pacientes com DCV estabelecida (P=0.036). A idade média é maior no grupo de pacientes sem DCV (60+10 anos). Foram, ainda, estatisticamente significativos os valores de PAD (P=0,008), LDL- Colesterol (P=0,026) no grupo sem DCV. Para o grupo com DCV, o uso de Sinvastatina é realizado pela maior parte dos pacientes, demonstrando significância estatística, respectivamente, (P=0,001). Conclusão: Pacientes com SM e com DCV estabelecida, apresentaram níveis séricos de IL-6 mais elevados, confirmando sua associação com o desenvolvimento de DCV. Esses pacientes, mesmo fazendo uso de estatinas, ainda demonstram níveis de IL-6 aumentados, conferindo maior risco e probabilidade de ocorrência de novos eventos cardiovasculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HELEGDA, L. C., MAGEDAN, E., PETRACCO, A. M., REICHERT, T. R., & BODANESE, L. C. (2016). AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM DOENÇA CARDIOVASCULAR. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.69

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>