NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, HÁBITOS ALIMENTARES E O ESTADO NUTRICIONAL, EM ESCOLARES DE ZONAS URBANA E RURAL DE PIRIPIRI-PI.

Autores

  • FABRÍCIO SALES CAMPÊLO
  • GUSTAVO SILVA DOS ANJOS
  • MANOEL PEREIRA DOS SANTOS NETO
  • ÉRIKA GALVÃO FIGUERÊDO
  • MARA JORDANA MAGALHÃES COSTA

Palavras-chave:

Atividade física, obesidade, IPAQ, IMC

Resumo


Introdução: O excesso de peso e a obesidade constituem um dos problemas mais sérios tanto dos países ricos quanto dos países emergentes. Os problemas derivados direta ou indiretamente da obesidade são responsáveis por uma significativa porcentagem de mortes. O presente estudo tem como objetivo verificar e comparar o Nível de Atividade Física (NAF), Hábitos Alimentares (HA) e o estado nutricional, em escolares de zonas urbana e rural do município de Piripiri-PI. Metodologia: Estudo transversal do tipo descritivo-quantitativo. Para a coleta dos indicadores antropométricos, foi utilizado um estadiômetro artesanal e uma balança digital; Para a verificação do nível de atividade física dos alunos foi utilizado o questionário IPAQ (versão curta); Para avaliar os hábitos alimentares foi usado um questionário validado por CIRILLO, 2008. Para comparação entre os grupos zona urbana e zona rural utilizou-se o teste de qui-quadrado adotando o nível de significância de p<0,05. Resultados: Dos 202 pesquisados 98 (48,51%) eram moradores da zona rural e 104 (51,49%) da zona urbana. Com relação ao estado nutricional, 41 alunos (20,3%) apresentaram sobrepeso ou obesidade, enquanto que 105 alunos (52%) apresentaram o peso normal. De acordo com o nível de atividade física mais da metade dos alunos (50,5%) foram considerados como ativos ou muito ativos, em contrapartida a maioria dos participantes foram declarados como irregularmente ativos (36,6%). Em se tratando dos hábitos alimentares, a maioria dos alunos (46,5%) realiza de duas a três refeições diárias. Conclusão: Ao analisar alunos de zona urbana e zona rural, observou-se diferenças estatisticamente significativas quando  comparou-se as variáveis estado nutricional e número de refeições ao dia, no entanto, para o nível de atividade física, não encontrou-se diferença estatisticamente significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CAMPÊLO, F. S., DOS ANJOS, G. S., NETO, M. P. D. S., FIGUERÊDO, ÉRIKA G., & COSTA, M. J. M. (2016). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, HÁBITOS ALIMENTARES E O ESTADO NUTRICIONAL, EM ESCOLARES DE ZONAS URBANA E RURAL DE PIRIPIRI-PI. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.31

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.