USO DA ESTIMULAÇÃO VIBRATÓRIA NA REDUÇÃO DA ESPASTICIDADE EM PACIENTES PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: REVISÃO DA LITERATURA.

Autores

  • SARA DACOL
  • GECIELY MUNARETTO FOGAÇA DE ALMEIDA
  • SIBELE DE ANDRADE MELO KNAUT
  • SANDROVAL FRANCISCO TORRES

Palavras-chave:

“espasticidade”, “reabilitação”, “acidente vascular encefálico”, “vibração/vibratória”.

Resumo


Introdução: A estimulação vibratória é uma técnica de reabilitação que promove a ativação do sistema somatossensorial através de vibração segmentar ou no corpo inteiro. As ondas oscilatórias geradas pela vibração aplicadas ao paciente são captadas por receptores periféricos, causam ilusão de movimento e levam à plasticidade neural. Objetivo: verificar os efeitos da estimulação vibratória na modulação da espasticidade em pacientes pós-AVE. Método: foi utilizada revisão bibliográfica de artigos científicos publicados de 2010 a 2015 nas bases de dados SCIELO e BIREME. Resultados: foram encontrados inicialmente 7735 artigos que abordavam o tema, sendo que 08 enquadraram-se nos critérios de inclusão. Conclusão: Os estímulos vibratórios são eficazes, pois a ação mecânica da vibração produz rápidas e curtas mudanças no comprimento do complexo músculo-tendíneo; gera ilusões de movimento e mudanças corporais; melhora a força muscular; facilita o movimento voluntário e reduz a espasticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DACOL, S., DE ALMEIDA, G. M. F., KNAUT, S. D. A. M., & TORRES, S. F. (2016). USO DA ESTIMULAÇÃO VIBRATÓRIA NA REDUÇÃO DA ESPASTICIDADE EM PACIENTES PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: REVISÃO DA LITERATURA. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.142

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)