FORMOALDEÍDO: GRAU DE PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E TÉCNICOS DE LABORATÓRIOS UNIVERSITÁRIOS DE ANATOMIA, QUANTO AOS RISCOS OCUPACIONAIS E USO DE EPI'S.

Autores

  • ARIANA MARIA DE SOUSA
  • LUCIANA D'ÁVILA DE CARVALHO
  • LUCIENE SALES MAIA
  • RAQUEL MORAIS DE OLIVEIRA SOARES
  • SORAYA GARCIA AUDI

Palavras-chave:

Manipuladores de peças anatômicas, professores de anatomia, Riscos à saúde, Segurança ocupacional, Formol.

Resumo

Durante a manipulação das peças anatômicas pelos professores e técnicos de laboratórios universitários de anatomia, pode ocorrer a intoxicação causada pelo formol, agente químico responsável pela preservação de cadáveres e peças anatômicas, o que pode colocar em risco, a saúde destes profissionais em função da exposição por longos períodos. Para diminuir este risco, é necessário o uso de EPI'S, determinados pelas NR 15 e Portaria MT Nº 3214/78. Objetivo: Verificar o grau de percepção dos professores e técnicos de laboratórios de anatomia bem como, estudar os riscos ocupacionais e identificar sinais e sintomas relatados pelos sujeitos da pesquisa decorrentes da exposição ao formol. Materiais e Método: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo, cujos 20 sujeitos da pesquisa foram convidados a preencher um formulário com questões objetivas baseadas na NR 15 e Portaria MT Nº 3214/ 78, as quais foram utilizadas como variáveis na composição da pesquisa. Os aspectos éticos foram observados. Resultados Parciais: Observou-se que 90% dos entrevistados tinham conhecimento dos riscos causados pelo formol; 60% dos laboratórios de anatomia forneciam apenas alguns EPI'S; 80% dos profissionais relatam apresentar sinais e sintomas da intoxicação por formol onde, 30% com dificuldade visual, 20% dificuldades respiratórias, 20% alterações na faringe e laringe e, 30% irritação na pele. Conclusão: Os resultados parciais obtidos sugerem a inexistência de uma política interna nas IES quanto aos riscos ocupacionais causados pelo uso de formol, assim como um real desconhecimento da NR 15 e da Portaria MT Nº 3214/78, pelos profissionais da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SOUSA, A. M. D., CARVALHO, L. D. D., MAIA, L. S., SOARES, R. M. D. O., & AUDI, S. G. (2015). FORMOALDEÍDO: GRAU DE PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E TÉCNICOS DE LABORATÓRIOS UNIVERSITÁRIOS DE ANATOMIA, QUANTO AOS RISCOS OCUPACIONAIS E USO DE EPI’S. Fiep Bulletin - Online, 85(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.93

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>