EFICÁCIA DA TERAPIA DE CONTENSÃO INDUZIDA NA REABILITAÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO PÓS-AVE: REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA.

Autores

  • PATRÍCIA PELLIZZARO
  • BRUNA FINATO BAGGIO
  • RODOLFO ALEX TELES
  • SANDROVAL FRANCISCO TORRES
  • GECIELY MUNARETTO FOGAÇA DE ALMEIDA

Palavras-chave:

acidente vascular encefálico, extremidade superior, terapia de contensão induzida, terapia de restrição, terapia do movimento induzido e terapia do uso forçado.

Resumo


Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) é uma das doenças que mais acomete pessoas atualmente, sendo que uma das sequelas mais evidentes é a hemiparesia, com maior acometimento do membro superior, que em geral tem uma recuperação mais lenta do que o membro inferior. A terapia de contensão induzida (TCI) tem sido considerada uma técnica de reabilitação da função motora do membro superior parético, eficaz na promoção da melhora funcional deste membro.Objetivo:Investigar a eficácia da terapia de contensão induzida no tratamento do membro superior parético em pacientes acometidos pelo acidente vascular encefálico. Método: Esta revisão bibliográfica foi realizada através da busca de artigos indexados na base de dados Scielo, Bireme, Periódicos Capes e Latindex. As palavras-chave pesquisadas foram “acidente vascular encefálico”, “extremidade superior”, “terapia de contensão induzida” e seus sinônimos. Foram utilizadas publicações dos anos de 2009 a 2014. Resultados e discussão: Foram encontrados inicialmente1257 artigos, porém apenas 6 atenderam aos critérios de inclusão estipulados.Os estudos analisados em geral, demonstraram melhora na função motora, habilidade e superação do não uso aprendido, aumentando a qualidade e quantidade do movimento do membro superior acometido.Conclusão: Ficou evidente que embora os resultados da TCI aplicados no modo tradicional e modificado seja positivo, há uma carência de estudos brasileiros nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PELLIZZARO, P., BAGGIO, B. F., TELES, R. A., TORRES, S. F., & ALMEIDA, G. M. F. D. (2016). EFICÁCIA DA TERAPIA DE CONTENSÃO INDUZIDA NA REABILITAÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO PÓS-AVE: REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.126

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>