EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TERRITORIAL: A DISTÂNCIA ENTRE A SALA DE AULA E A QUADRA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA – CE.

Autores

  • RAPHAELL MOREIRA MARTINS
  • MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA

Palavras-chave:

educação física escolar, aula teórica, dimensões de conteúdos.

Resumo

O presente estudo versa sobre como os objetivos e conteúdos da componente curricular Educação Física estão sendo tratados nessa conjuntura atual de aulas teóricas e aulas práticas e quais são os seus desdobramentos no cotidiano das escolas Estaduais do Município de Caucaia – CE. A intenção desse estudo é analisar como os objetivos e conteúdos da Educação Física estão sendo tratados nas aulas teóricas e práticas em nível de Ensino Médio nas escolas Estaduais do Município de Caucaia – CE. Bem como, identificar se existe algum objetivo geral que ocorre transversalmente a todas as aulas para se compreender a Educação Física Escolar. É nosso intuito ainda, verificar qual dimensão de conteúdo é mais evidente nas aulas de Educação Física. A perspectiva metodológica utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o enfoque qualitativo. O cenário do estudo foi o Município de Caucaia – Ce. Quatro professores foram selecionados para um aprofundamento desse estudo. O diário de campo e a ficha de observação foram necessários para dar significados à experiência. A análise dos resultados foi realizada com base na técnica de análise temática para determinação de categorias. O estudo pode analisar que os objetivos e conteúdos da Educação Física Escolar em nível de Ensino Médio nas escolas Estaduais no Município de Caucaia, nessa conjuntura de aula teórica e aula prática, ocorrem de forma desconectada. Não foi possível identificar um objetivo transversal a todas as aulas, mas o estudo reconhece que é necessário ter maiores elementos para considerar conclusões mais precisas. Foi observado um predomínio de uma dimensão conceitual dos conteúdos nas aulas teóricas. O estudo apresenta alguns elementos para a formação de professores refletir. Como a formação deve incluir no seu contexto, esta nova realidade que se coloca ao professor de Educação Física, no sentido de trabalhar boa parte de sua hora aula em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

MARTINS, R. M., & SILVA, M. E. H. D. (2016). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TERRITORIAL: A DISTÂNCIA ENTRE A SALA DE AULA E A QUADRA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA – CE. Fiep Bulletin - Online, 85(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.112

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS